Ultrassom

Entenda a importância da ultrassonografia

Um dos exames de imagens mais utilizados na medicina é a ultrassonografia. O procedimento consiste em utilizar uma máquina para visualizar órgãos internos, cuja captação é feita por ondas de som.

É um exame não invasivo e que pode ser feito inclusive por crianças e gestantes,por conta da sua segurança. O ultrassom pode mostrar imagens em 2D ou 3D, solicitadas de acordo com as necessidades de diagnóstico e acompanhamento.

Como o ultrassom capta as imagens?

Para que seja possível visualizar os órgãos internos, o paciente se mantém deitado enquanto o especialista passa o transdutor, que lança ondas sonoras de baixa ou alta frequência sobre a região a ser analisada.

As imagens são então formadas, ajudando o médico a identificar lesões, presença de líquidos e outras alterações na estrutura de órgãos e de tecidos moles.

Dentre as funções do ultrassom, estão: 

  • Estudar o movimento de estruturas corporais;
  • Identificar inchaço ou presença de inflamações em órgãos;
  • Observar lesões em músculos e tecidos que compõem a parede abdominal;
  • Encontrar possíveis variações de anatomia que possam comprometer o funcionamento de determinados aparelhos;
  • Avaliar estreitamento de vasos, estenoses de artérias e fluxo de sangue para órgãos vitais;
  • Localizar tumores, nódulos, cistos ou massas na região do abdômen;
  • Verificar a presença de cálculos na vesícula biliar, nos rins ou nas vias urinárias;
  • Captar os batimentos cardíacos e o movimento dos pulmões de fetos;
  • Diagnosticar a gravidez e acompanhar o desenvolvimento do bebê.

É um exame rápido e indolor, que eventualmente necessita de preparo, dependendo da região a ser avaliada. Após o exame, o paciente está liberado para suas atividades diárias. 

Às vezes são necessárias algumas medidas, para alguns exames de ultrassonografia. Pessoas que sofrem com excesso de gases, por exemplo, devem ingerir, no dia anterior à consulta, medicamentos que ajudem a reduzir o estufamento da região abdominal.

Tipos de ultrassom

A ultrassonografia possui inúmeros tipos. Pode ser feito no abdome, pescoço, coração, mamas, pele, próstata, pelve, glândulas salivares e até para o controle de ovulação.

Sobre a periodicidade, não há um limite recomendado para a realização do exame. Isso porque a ultrassonografia não emite nenhum tipo de radiação, tema que corriqueiramente é perguntado. O ultrassom é realizado, por exemplo, trimestralmente por gestantes, para o acompanhamento do desenvolvimento do bebê.